Mitos e questões respondidas A realidade diária de algumas espécies Saiba mais e tome uma atitude

Sunday, July 10, 2005


Quando você se torna vegan, uma das primeiras indagações que as pessoas lhe fazem é: "Caramba, mas você come o quê?" ou a variação jocosa "Você só come mato?".

Absolutamente normal e compreensível. Eu mesmo, quando era onívoro, fazia os mesmos questionamentos e ainda dizia: "Eu hein, vegetariano é tudo bobo, carne é uma delícia." Porém, só fazemos isso por profundo desconhecimento.

Os bastidores da carne são assuntos que pouco interessam a maioria das pessoas, pensamos que elas brotam nos supermercados, naquelas embalagens à vácuo e higiênicas. Jamais gostamos de imaginar nosso alimento como sendo de um animal morto, de um ser que foi vivo.

Mas, ao se dar o mínimo de trabalho de saber como aquele carne foi parar no nosso prato, tudo mudo de figura. Assim foi comigo e assim espero que seja com você que está lendo essas linhas.

As pessoas acham que um vegan morre de fome, pois já que não come carne e nenhum derivado de animal, como leite e ovos, é certamente alguém com problema de saúde. Pelo contrário. A culinária vegana é tão rica, que na verdade acabo comendo demais.

Além dos vegetais claro, que são uma delícia, existe uma infinidade de massas, bolos, pães, patês, cereais e etc que podem ser feitos sem o mínino ingrediente que provenha de um ser vivo.

Leite? Substitua pelo leite de soja. É diferente, lógico, mas muito gostoso. Ovos? Não são necessários, além de serem uma bomba de colesterol. Queijo? Sim, é gostoso, mas tem tofu que permite receitas deliciosas.Pra tudo existe um substituto, basta pesquisar.

Muitos produtos industrializados são veganos. Você diria, por exemplo, que uma bolacha Negresco não leva nem leite, nem ovos? Pois acredite, nenhum ingrediente derivado de animal é necessário para fabricar a deliciosa Negresco. E a Chocokie da Nabisco? Também não. Absolutamente livre de crueldade.

Muitos vegans não consomem esses produtos por serem de indústrias que, de forma direta ou indireta, contribuem para a exploração animal, como é o caso da Nestlé. Mas a discussão aqui não é essa.

Quase nenhum vegetariano ou vegano nega que carne seja gostosa. Nenhum vegano diz que queijo e leite são ruins. Na realidade, pouca são as pessoas que decidem mudar seus hábitos alimentares por saúde ou por gosto. A maioria o faz pelo fim da crueldade a outras espécies, como forma de não contribuir para a exploração animal.

E esse é o principal motivo pelo qual você deve tirar a carne do seu prato. Faz bem pra você, pro planeta e os animais agradecem. Antes de dizer que um vegetariano/vegan não tem nada para comer, pesquise.

0 ComentÁrios:

Post a Comment

<< Home